Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas

Disciplinas

OBRIGATÓRIAS

Introdução aos Métodos Numéricos - 3 créditos - 45 h/a

Conceitos e princípios gerais dos métodos numéricos: noções básicas sobre erros, iteração, convergência. Métodos numéricos de solução de equações algébricas lineares: exatos e interativos. Aproximação de funções: interpolação polinomial, Interpolação por partes, quadrados mínimos lineares e não lineares. Integração numérica: quadratura de Gauss-Legendre, fórmula de Lobatto e integração numérica em domínios triangulares. Métodos de estacionaridade de funcionais: método de Rayleigh-Ritz e método de Kantorovich. Métodos de resíduos ponderados: método de Galerkin e métodos de colocação por pontos e por subdomínios. Introdução aos métodos numéricos aproximados para o cálculo estrutural: elementos finitos e diferenças finitas.

Metodologia da Pesquisa Tecnológica - 3 créditos - 45 h/a

Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e redação de textos científicos. Principais características dos diferentes métodos de pesquisa. Delineamento da proposta de pesquisa e escolha do método de pesquisa. Conhecimento de diferentes técnicas de análise de dados. Importância da comunicação escrita na ciência. Seções de um manuscrito científico. 

Fundamentos da Mecânica dos Materiais - 3 créditos - 45 h/a

Elementos da teoria da elasticidade: tensão; deformações; equações de equilíbrio e compatibilidade; estado plano de tensão e estado plano de deformação; relações tensão x deformação; problemas da elasticidade plana. Respostas constitutivas dos materiais: mecanismos de deformação e de ruptura; modelos elásticos, plásticos e viscosos; modelos combinados. 

Fundamentos da Mecânica das Estruturas - 3 créditos - 45 h/a

Modelos cinemáticos e as teorias estruturais: barras sob força normal; teoria de vigas em flexão, com e sem força cortante; teorias de placas e cascas, com e sem força cortante; torção livre; flexo- torção. Estruturas em regime de ruptura: critérios de ruptura dos materiais; os teoremas estático e cinemático. 

OPTATIVAS

Assistência à Docência - 2 créditos - 30 h/a

Participação do aluno como estagiário docente em disciplina do Curso de Graduação, onde desenvolverá atividades relacionadas a docência, inclusive ministrar conteúdo, com supervisão do professor responsável pela disciplina.

Estruturas de Madeira Contemporâneas - 3 créditos - 45 h/a

Durabilidade das estruturas de madeira. Tratamentos químicos da madeira. Ligações e emendas em estruturas de madeira: ligações por meio de chapas com dentes estampados. Critérios de dimensionamento das ligações por meio de chapas com dentes estampados. Detalhamento. Madeira Laminada Colada: exigências tecnológicas para fabricação, dimensionamento e detalhamento das ligações. Estruturas mistas de madeira e concreto: aplicações e comportamento mecânico. Reforço de estruturas de madeira com fibras sintéticas

Estruturas de Fundações - 3 créditos - 45 h/a

Segurança em obras de fundações. Capacidade de carga e Recalques em fundações diretas e indiretas, rasas e profundas. Propriedades e dimensionamento. Interação solo-estrutura. Provas de carga estática e dinâmica, dimensionamento de blocos de coroamento e peças estruturais auxiliares.

Método dos Elementos Finitos - 3 créditos - 45 h/a

Introdução: histórico, aplicações do método dos elementos finitos, facilidades e ressalvas de utilização. Método dos elementos finitos: fundamentos e generalização do método dos elementos finitos. Elemento finito unidimensional reto para pórticos planos: função aproximadora para os deslocamentos, matriz de rigidez do elemento finito, vetores de cargas nodais equivalentes e esforços nodais no elemento finito. Elemento finito bidimensional plano: descrição do problema, elementos finitos bidimensionais planos, elementos finitos com três graus de liberdade nodais e requisitos para convergência. Elementos finitos isoparamétricos: condensação estática. Uso de programa computacional baseado no método dos elementos finitos : solução de problemas lineares e não-lineares e interpretação dos resultados. Aplicações de exemplos numéricos usuais de estruturas: barras, placas, chapas, cascas e sólidos.

Análise de Estruturas Auxiliado por Computador - 3 créditos - 45 h/a

Conceitos de pré-dimensionamento. Normas vigentes. Cargas atuantes nas estruturas (cargas permanentes, cargas variáveis, vento, empuxo, retração, recalques, temperatura, protensão). Combinações de ações. Principais programas computacionais de análise e detalhamento: vantagens, desvantagens, limitações e aplicações. Definição das seções transversais. Definição das propriedados dos materiais. Lançamento estrutural. Aplicação dos carregamentos e das vinculações. Resolução computacional de estruturas para diversos tipos de carregamentos: vigas, pórticos, treliças, lajes, paredes, edifícios. Estado limite de serviço e estado limite último. Análise linear e análise não-linear física. Geração dos relatórios e detalhamentos. 

Estruturas de Concreto: Dimensionamento de Elementos Especiais - 3 créditos - 45 h/a

Introdução. Disposições construtivas e arranjo das armaduras passivas. Disposições construtivas e arranjo das armaduras ativas (protensão). Mecanismos resistentes do concreto estrutural. Ancoragens e emendas das armaduras passivas e ativas (protensão). Método das Bielas. Análise, dimensionamento e detalhamento de zonas de ancoragem (protensão), consolos curtos, dentes gerber, nós de pórtico, vigas-parede, blocos sobre estacas e sapatas. Elementos de membrana. 

Estruturas de aço - 3 créditos - 45 h/a

Critérios de segurança estrutural. Sistemas estruturais em aço. Aspectos relevantes do dimensionamento de barras sujeitas a solicitações simples e combinadas. Efeitos de 2ª ordem e análise estrutural. Ligações. Bases de pilar. 

Estruturas de Contenção - 3 créditos - 45 h/a

Muros e cortinas, empuxos (teoria de Rankine e teoria de Coulomb), efeito de sobrecargas, efeito da água, análise de estabilidade e deslocamentos, verificação de segurança. Interação solo-estrutura. Normas técnicas. Dimensionamento do elemento estrutural de contenção. Drenagem. Escavações, Conceitos fundamentais, Estabilidade de valas e escavações escoradas, verificação da ruptura de fundo, Cortinas atirantadas, tirantes.

Estruturas de Concreto: Solicitações Normais - 3 créditos - 45 h/a

Conceitos básicos do comportamento do concreto estrutural. Estados limites últimos devidos às solicitações normais por flexão. 

Reforço de Estruturas de Concreto com PRF - 3 créditos - 45 h/a

Conceitos sobre reforço de estruturas. Técnicas de reforço existentes. Casos de reforços de estruturas. Dimensionamento do reforço de elementos estruturais com polímeros reforçados com fibras. 

Dinâmica das Estruturas - 3 créditos - 45 h/a

Classificação das vibrações; classifcação das excitações; modelos matemáticos para análise dinâmica; equação de movimento e grandezas envolvidas; vibração livre e forçada de sistemas discretos com um grau de liberdade; vibração livre e forçada de sistemas discretos com dois graus de liberdade; resposta às solicitações harmônicas, periódicas e não periódicas; superposição modal; solução de sistemas com dois graus de liberdade pelo metodo modal; solução pelos métodos numéricos de Diferenças Finitas e Newmark; cálculo de esforços internos devidos à ações dinâmicas; princípios do controle de vibrações por meio de absorvedores dinâmicos. 

Patologia das Estruturas de Concreto - 3 créditos - 45 h/a

Aspectos gerais. Agentes causadores de manifestações patológicas. Sintomatologia. Incidências de manifestações patológicas. Desempenho de materiais e componentes das estruturas de concreto . Técnicas de reabilitação.